DOE AQUI
0   /   100

Programa DEDICA dos Amigos do HC simboliza a preocupação e o carinho com crianças e adolescentes

Comece a ler

Há 19 anos, dentro do Hospital de Clínicas, surgiu um atendimento preocupado com o futuro. De maneira informal, uma equipe coordenada pela Dra. Luci Pfeiffer se reuniu para tratar de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Durante 12 anos, o grupo atuou de forma voluntária, atendendo apenas um dia na semana e fornecendo laudos médicos para o Ministério Público e Poder Judiciário. 

 

No ano de 2014, o projeto foi descontinuado devido à reestruturação administrativa do hospital. Diante dessa situação, os Amigos do HC apresentaram o atendimento feito pelo grupo ao CEDCA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) a fim de arrecadar recursos para a aquisição de um espaço próprio para o serviço. Em 2016, o Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente foi formalmente incorporado aos Amigos do HC e ganhou sua sede própria. Este ano, está completando este ano 5 anos de trabalho em prol da infância e da  adolescência. 

 

Hoje, a sede do DEDICA possui seis consultórios e atende cerca de 500 crianças vítimas de violências graves ou gravíssimas por semana, com atendimento interdisciplinar gratuito que engloba profissionais da área da saúde e social, contando com uma equipe completa da área da pediatria, psicologia, psiquiatria, assistência social e grupo de administração e apoio. O Programa recebe crianças e adolescentes encaminhados pelo Complexo Hospital de Clínicas, pelo Ministério Público, Varas da Infância, Conselhos Tutelares, Delegacias e de outros centros de atendimento e proteção.

 

O Programa é mantido pelos Amigos do HC com recursos da destinação de Imposto de Renda, pessoas físicas e jurídicas, por meio do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fundo da Infância e Adolescência e Programa Nota Paraná da Associação, além de outras fontes de recursos. Até o momento, já conseguiu diversas conquistas como ser o vencedor da 14ª edição do Prêmio Áster na Categoria Responsabilidade Social, recebeu o Prêmio Zilda Arns de Responsabilidade Social, é reconhecido pelo Fundo Diocesano de Solidariedade da Arquidiocese de Curitiba e ficou em 1º lugar na 5ª edição nacional do Projeto Dom do Grupo Fleury. Mas, a maior conquista, é ser modelo nacional em atendimentos a crianças e adolescentes que vivem em situações de violência.

 

Em 2020, o Programa foi o finalista da 23ª edição do Prêmio Criança 2020 da Fundação Abrinq voltada a projetos e organizações sociais que atuam em prol da saúde mental de crianças e adolescentes. O Programa DEDICA foi o único entre os finalistas que, além de atuar em saúde mental, também compõe o time de enfrentamento da violência grave e gravíssima contra crianças e adolescentes.

 

O DEDICA atua também como centro de estudo, pesquisa e formação de profissionais para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Com o objetivo de sensibilizar sobre a causa, participa de eventos, palestras, conferências, cursos, presenciais e via web, e disponibiliza materiais educacionais para todo território nacional e outros países.

 

A coordenadora do Programa DEDICA, Dra. Luci Pfeiffer, conta que a maioria das violências contra crianças e adolescentes acontecem em casa, e, por isso, é tão importante que o DEDICA realize seu atendimento junto a comunidade, para que seja possível identificar, tratar, acompanhar e especialmente prevenir os casos. “Mais de 90% das violências acontecem dentro de casa. Se queremos uma sociedade melhor, precisamos cuidar melhor da nossa criança. Quando uma criança chega até nós com um trauma, a gente ajuda ela a entender o mal que lhe foi feito para que ele desapareça e para que ela passe a ter condição de seguir sua vida. Esse é o melhor prêmio para nós”, declarou Luci.

 

Você pode acompanhar o trabalho realizado pelo Programa DEDICA no site dedica.org.br e também nas redes sociais! Basta procurar pelo @programa.dedica e seguir! Além de conhecer mais o Programa e ficar atento a todas as novidades, você também confere conteúdos exclusivos sobre a luta pelos direitos das crianças e adolescentes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *