DOE AQUI
0   /   100

Amigos do HC nascem da solidariedade e amor ao próximo

Comece a ler

A nossa história tem início há 35 anos, dentro do Complexo Hospital de Clínicas de Curitiba. Em 1986, Raid Salamuni tornou-se o primeiro reitor eleito da Universidade Federal do Paraná, e, por mais que tivesse desistido de sua carreira na medicina, como reitor dedicar-se-ia a ajudar o Hospital de Clínicas. Acompanhado de sua esposa, Hôda Salamuni, visitavam os pacientes aos fins de semana e sensibilizam-se com as condições do hospital.

No mesmo período, Ricardo Akel recebeu o convite para ser diretor do HC. Juntos idealizaram a criação de um projeto para ajudar a melhorar a qualidade do atendimento, assistência à saúde e a formação dos seus profissionais. A ideia já vinha sendo arquitetada internamente e tinha apoio de médicos, enfermeiros, religiosas e toda comunidade envolvida. Não demorou muito e o projeto ganhou força e reuniu um grupo em prol da causa.

No dia 18 de setembro de 1986, uma assembleia foi realizada no Anfiteatro do 7° andar do Hospital de Clínicas, com a participação de diretoria do HC, pessoas ligadas ao hospital e à universidade. Na reunião, foi constituído a primeira diretoria da Associação, tendo como presidente Hôda Salamuni, e os membros do seu Conselho Deliberativo. Assim, nasceu a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), carinhosamente chamada por todos de Amigos do HC. As atividades começaram a ser desempenhadas logo em seguida, dentro do próprio hospital, prestando auxílio às necessidades do dia a dia.

35 anos de amizade pela vida

Hoje somos uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, dedicada à promoção da saúde e garantia de direitos. Nosso propósito é melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, seus familiares e acompanhantes de tratamento. O Complexo HC integra o Hospital de Clínicas, que é 100% SUS e o maior hospital público do Paraná, e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral. Com o Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, desde 2016, prestamos assistência gratuita para crianças e adolescentes vítimas de violências graves e gravíssimas.

Em 2021, os Amigos do HC comemoram 35 anos de história. A data será um novo marco e como presente a todos: a criação de um Programa de Atenção à Pessoa Idosa de Interação do Idoso. O CEDIVIDA será um projeto criado pelos Amigos do HC para atender gratuitamente as pessoas com 65 anos ou mais que buscam envelhecer de forma saudável, ativa e com autonomia.

O objetivo é oferecer à população idosa conhecimento, informações sobre direitos, cuidados, oficinas, atendimentos, grupos de convivência, prevenção e promoção da saúde por meio de acesso digital e estrutura física. Esta é a grande causa da comemoração dos nossos 35 anos de história. A criação e manutenção do projeto dependerão do apoio de todos os amigos. Mais uma vez, desejamos fazer da amizade uma ferramenta de mobilização social. Essa é a essência dos Amigos do HC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *